segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Os meus livros: O Seu Primeiro Milhão


Resumo:

Este pequeno livro, foi o primeiro guia de finanças pessoais a ser publicado em Portugal, por um português (Pedro Queiroga Carrilho) e para portugueses.
O livro é a resposta prática para os crescentes problemas de falta de dinheiro que nos assombram. O leitor ficará a saber quanto é que realmente ganha por hora, os dias que tem de trabalhar para comprar o que quer, o dinheiro que poderá poupar e investir nos próximos anos e como fazê-lo.
A relação dos portugueses com o dinheiro nem sempre é pacífica, e o crescente endividamento das famílias lusas diz muito sobre a nossa dificuldade em geri-lo. Justamente por isso, a primeira parte de O Seu Primeiro Milhão analisa o modo como nos relacionamos com o nosso capital. O que vale o dinheiro para nós? Como podemos tirar melhor partido dele? Antes de começar a poupar, temos de saber quanto ganhamos realmente, quanto gastamos, e as horas de trabalho correspondentes.Feita essa análise, com o auxílio das ferramentas que o livro nos oferece, podemos passar à fase seguinte, a poupança, que o autor explora de forma clara e sucinta na segunda parte. Primeiro que tudo, devemos dar uma recompensa a nós próprios, reservando parte do nosso rendimento. A seguir temos de controlar as entradas e saídas de dinheiro e alinhar as despesas com os nossos ganhos.A partir desse exercício de disciplina financeira, estamos já prontos a entrar na terceira e última parte do livro, que nos ensinará a aplicar o dinheiro poupado em investimentos seguros. Acompanhados pelos conselhos e dicas práticas do autor, poderemos finalmente chegar ao objectivo último de todos: pôr o dinheiro a trabalhar para nós e assim conquistar a independência financeira.


Ideias e Conceitos chave a retirar do livro:
- Pagar a si próprio primeiro.- Conceito histórico de dinheiro- Dinheiro = Energia Vital
- Trabalhem para aprender, não para ganhar dinheiro.
- Procurem Negócios
- Não comprem uma casa que custe mais de três vezes o vosso salário bruto anual.
- Como calcular o verdadeiro salário é hora.
- Não importa quanto ganhamos mas sim quanto poupamos.
- Controlo dobre o nosso cash flow
- Dinheiro fácil e rápido é uma ideia romântica.
- As nossas despesas condicionam a independência financeira.

A minha classificação para o livro: 4
(0 - Não Ler; 1- Leitura opcional; 2- Vale a pena Ler; 3- Leitura recomendada; 4- Importante Ler; 5- Excelente-Ler já)

domingo, 11 de janeiro de 2009

Os meus livros: Tribos



Resumo:


Este é um livro bastante actual de um consagrado autor de varios best sellers na área da gestão e marketing. Seth Godin, o mais popular guru de marketing do mundo, deu os primeiros sinais de empreendedorismo aos 14 anos, quando começou a vender por 30 dólares uma publicação sobre biorritmos na universidade local. Aos 16 anos já tinha transformado a casa dos pais num clube de esqui. Trabalhou também em cadeias de fast-food, em venda de publicidade, tudo isso antes de se formar em Informática e Filosofia. Como o título indica, trata-se de uma abordagem muito interessante ao conceito de tribo, visto pelos olhos de um marketeer que em poucas páginas, e com pequenos textos, nos faz pensar que no mundo actual, cada vez mais, todos procuramos as nossas tribos e ao mesmo tempo todos podemos ser líderes de uma qualquer tribo.
Qualquer pessoa pode ser um líder, diz Seth Godin. Só que a maior parte das pessoas não consegue aperceber-se do potencial que tem por medo. Este livro mostra, através de uma série de case-studies, que todos nós podemos ser líderes, se acreditarmos, e que as tribos são os movimentos do futuro. E o que é uma tribo? É um grupo de pessoas ligadas umas às outras, por um líder e por uma ideia. Inovadores inteligentes conseguem criar produtos, serviços e passar mensagens que mantêm estas tribos a funcionar. E o autor dá o exemplo de casos de sucesso como a campanha de Barak Obama, o Facebook ou o Hi5.



Ideias e Conceitos chave a retirar do livro:

- A Internet trouxe a deslocalização das tribos e ao mesmo tempo aumentos exponencialmente o numero de tribos.
- Qualquer um pode ser um líder de uma tribo, ainda que isto desafie o status quo.
- Há milhares de tribos a nível mundial á espera de um lider.
- Para se tornar uma tribo, um grupo precisa de duas coisas, um interesse comum e uma forma de comunicar: Ex. Interesse por BTT e um fórum na internet.
- Liderar a partir de baixo.
- Como criar um movimento.
- O culto do herege.


A minha classificação para o livro: 3(0 - Não Ler; 1- Leitura opcional; 2- Vale a pena Ler; 3- Leitura recomendada; 4- Importante Ler; 5- Excelente-Ler já)

sábado, 3 de janeiro de 2009

Os meus livros: A Economia lá de Casa





Resumo:
Numa altura em que a crise económica mundial está na ordem do dia e cada vez mais se sente no dia-á-dia de cada indivíduo, torna-se urgente criar regras de gestão financeira e económica a nível pessoal e familiar que permitam sobreviver com os condicionalismos actuais.
Este livro traz-nos uma visão muito prática e com aplicabilidade imediata de estratégias de gestão financeira de cariz familiar e pessoal que permitiram optimizar os recursos/rendimentos disponíveis, ou mesmo tirar da bola de neve que são os créditos bancários e ao consumo nos quais a maioria dos agregados familiares portugueses vive.

Ideias e Conceitos chave a retirar do livro:
- Pagar a si próprio primeiro
- Conceito histórico de dinheiro
- O tempo como principal factor a favor dos juros bancários
- Consumidor prevenido
- Consolidação inteligente de créditos
- Como reverter o ciclo interminável dos pagamentos de créditos


A minha classificação para o livro: 4
(0 - Não Ler; 1- Leitura opcional; 2- Vale a pena Ler; 3- Leitura recomendada; 4- Importante Ler; 5- Excelente-Ler já)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Novo Ano - 2009


Pois é, cá estamos no ano 2009 D.C.
Os gurus das finanças, da política e peritos em geral prevêem grandes dificuldades no sistema económico mundial para este novo ano.
Não será necessário ser grande perito para olhar para trás e sabendo das convulsões no actual sistema económico/financeiro mundial que a segunda metade de 2008 nos trouxe, prever tempos difíceis para 2009.

Na minha modesta opinião, estes são também tempos de oportunidade para todos os que sendo suficientemente audazes, tenham a visão e a capacidade de transformar as ameaças previstas em oportunidades reais.

Um grande 2009 a todos!!!