domingo, 22 de fevereiro de 2009

Historia da Internet


A Internet é hoje uma realidade na vida de todo o mundo.
Talvez seja na realidade o meio de comunicação mais democrático de sempre.
Sites, Blogs, Redes sociais, Instant Messaging, tudo á distância de um “click”.

Mas será que todos conhecemos a história deste meio universal de comunicação e a sua evolução vertiginosa desde a ARPANET até á WEB 2.0?

O mais curioso é que toda a história da Internet se resume a apenas 52 anos de caminhada alucinante.

Para os curiosos desconhecedores desta história, fica aqui um vídeo muito interessante que revela o essencial desta evolução para que não caiam no erro de esquecer que o mundo nem sempre foi tão cibernético.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Princípios fundamentais de uma empresa de serviços – Na área das TIC´s.


Numa empresa prestadora de serviços na área das tecnologias de informação, serviços esses que se pretendem de elevado teor profissional e que vão das auditorias á consultoria e do desenho de projectos e soluções (hardware e software) ao serviço pós-venda e ao outsourcing, julgo ser oportuno reflectir um pouco sobre os princípios básicos que devem reger uma empresa de serviços que pretende trilhar um caminho cheio de sucessos.


Antes do mais devo referir que, na minha opinião, a crescente procura de serviços profissionais, em todas as áreas, se deve essencialmente á cada vez maior especialização que a competitividade da economia global impõe a todas as organizações. Assim sendo e como exemplo, uma empresa que comercializa sapatos, precisa de um sistema informático que permita optimizar a sua gestão, mas não precisa de saber instalar, configurar e manter servidores e software, para fazer esse serviço recorre a uma empresa especializada, que através dos seus profissionais altamente especializados lhe presta um serviço que lhe permitirá libertar tempo para se concentrar e especializar na venda de sapatos.


Como 1º princípio fundamental para uma empresa que presta serviços destaco a aposta que tem de fazer na especialização dos seus recursos humanos através do binómio formação-acção, cabendo também a cada um dos seus colaboradores a responsabilidade de ser pró activo na busca dessa formação-acção de forma continua.


Outro princípio fundamental é compreender as características que diferenciam os serviços dos produtos na perspectiva da sua comercialização. Um empresa prestadora de serviços e por conseguinte sua comercializadora, deve criar mecanismos que lhe permitam lidar da melhor forma com as seguintes características dos serviços:


Intangibilidade - O serviço não é algo palpável, o cliente não pode ver, agarrar, sentir, cheirar um serviço para decidir se compra.

Inseparabilidade – A produção e consumo do serviço realizam-se ao mesmo tempo, o cliente paga um serviço que consome e não pode devolver caso não fique satisfeito, ao contrario de um produto defeituoso.

Heterogeneidade – A produção de um serviço e a sua qualidade varia a cada combinação de prestador-cliente-ocasião-local, ao contrario de um produto que pode ser produzido em serie inúmeras vezes resultando em n produtos iguais.

Perecibilidade – Dada a sua inseparabilidade, os serviços não são susceptíveis de serem armazenados, como tal ao contrário dos produtos, não se pode fazer stock de serviços para vender mais tarde e assim deve ser gerida de forma muito consciente os recursos humanos capazes de prestar os serviços para que não haja desequilíbrio entre a procura e a oferta desses serviços.


A consciência e compreensão destes princípios fundamentais devem ser levadas em consideração e incorporados por qualquer empresa ou organização prestadora de serviços de uma forma transversal, estando presente tanto na sua estratégia de marketing como na cultura colectiva que envolve das chefias de topo ao mais modesto colaborador.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Os meus livros: O Livro Negro do Networking


Resumos:

Este é um livro que trata de uma forma muito directa e simples, quase ao estilo de Tom Peters, um dos temas mais em voga nos dias de hoje em termos de relacionamentos sociais: o Networking. Todos sabem que um livro negro contém registos de contactos e de redes de relacionamento importantes, muitas vezes secretos. Este livro negro trata de contactos e de como fazê-los, para que o seu livro negro se torne uma ferramenta para o sucesso, e não um mero registo de números.

Estabelecer contactos é uma mera questão de ser amigável, de ter capacidade de se entrosar e de estar disposto a dar algo de valor primeiro. Quando combinarmos esses três atributos, segundo o autor, teremos descoberto o segredo que há por trás dos poderosos contactos que resultam em VALIOSOS relacionamentos.

Na perspectiva dos negócios, o livro passa a ideia que parece simples e obvia de que: como é fácil perceber, as pessoas preferem fazer negócios com amigos, tornando assim uma boa rede de contactos, um activo muito valioso para qualquer profissional.

Através de 6,5 Recursos, o autor, Jeffrey Gitomer, guia-nos através de um pensamento estratégico para criara, gerir e explorar uma boa rede de contactos.

Ideias e Conceitos chave a retirar do livro:

- Como subir a escada sem pisar (ou montar) nas costas dos outros.
- Como conquistar o respeito de um mentor poderoso sem mendigar.
- Como desenvolver relacionamentos mais fortes com clientes, chefes, colegas, vendedores, amigos e familiares.
- O poder de estar na mesma sala com pessoas poderosas.
- Como se associar a pessoas poderosas, e como não se associar a pessoas poderosas.
- Como dizer as coisas certas para as pessoas certas nas circunstâncias certas, para causar a impressão certa.
- Como maximizar os nossos contactos, para que eles tenham a ganhar connosco — e, mais importante, como ter a ganhar com eles.Mas o segredo é fazer com que eles tenham a ganhar PRIMEIRO.

Little Black Book of Connections
A minha classificação para o livro: 3
(0 - Não Ler; 1- Leitura opcional; 2- Vale a pena Ler; 3- Leitura recomendada; 4- Importante Ler; 5- Excelente-Ler já)