quarta-feira, 4 de março de 2009

Opiniões e pensamentos: Em tempo de crise, devemos aprender algo com os génios.

Uma pequena reflexão em tempos de crise e dificuldade…

Depois de falhar 700 vezes a invenção da lâmpada eléctrica, Thomas Edison foi interrogado por um jornalista do New Youk Times: “ Como se sente por ter falhado 700 vezes?”
O grande inventor respondeu com um exemplo clássico do que é uma perspectiva positiva de uma situação que para a maioria das pessoas seria dramática. Thomas Edison respondeu:

“ Não falhei 700 vezes. Não falhei uma única vez. Consegui provar que essas 700 formas de fazer não funcionam.
Quando tiver eliminado todas as formas em que não funciona, terei descoberto a forma como funciona.”

Milhares dessas provas de sucesso do que não funcionava sucederam-se, Edison descobriu finalmente “a forma que funciona”, e ao fazê-lo iluminou o mundo.

Em resumo, toda a perspectiva negativa que temos do mundo nesta época de grande crise económica, pode ser vista pelos olhos de alguns, optimistas, como apenas uma grande tentativa de construção de um modelo de sociedade que falhou, já se provou que assim não funciona, vamos para a tentativa seguinte, pode ser que seja a que funciona.

domingo, 1 de março de 2009

Os meus livros: Blog Marketing




Resumo:

Hoje, entre 50 e 100 milhões de “blogueiros” comunicam pela Internet, expressando ideias e experiências com produtos e serviços, compartilhando informações sobre empresas e negócios.
Com milhões de vozes sendo ouvidas, esse meio de comunicação revolucionário constitui hoje um fórum mundial.
Nenhuma empresa pode dar-se ao luxo de ficar de fora dessa conversa. Em Blog Marketing, o famoso consultor de “blogging” Jeremy Wright explica como e por que empresas de todos os tipos blogam, e revela estratégias para interagir efectivamente com os seus clientes.
Através deste livro é demonstrado como o feedback autêntico dos clientes pode inspirar estratégias de marketing, potenciar novas ideias de produto e serviços inovadores e novos conceitos que transformarão completamente os negócios.
São dados exemplos de algumas empresas extremamente bem sucedidas que vêm beneficiando dos blogs, entre elas a Microsoft, a Sun Microsystems, o Google, a Disney, a General Motors e outras.

Ideias e Conceitos chave a retirar do livro:
- Como potenciar a gestão de marcas da empresa através do “blogging”
- Criar experiências positivas para os clientes
- Proporcionar feedback real sobre a empresa, seus produtos e serviços
- Transformar o modo como a empresa faz negócios
- Simplificar tarefas da gestão de projectos
- Influenciar a rentabilidade da empresa
- Tipos/Estilos de Blog´s: Barbeiro, Metalúrgico, Ponte, Janela, Placa de sinalização, Pub, Jornal.

Blog Marketing
A minha classificação para o livro: 3
(0 - Não Ler; 1- Leitura opcional; 2- Vale a pena Ler; 3- Leitura recomendada; 4- Importante Ler; 5- Excelente-Ler já)