domingo, 11 de janeiro de 2009

Os meus livros: Tribos



Resumo:


Este é um livro bastante actual de um consagrado autor de varios best sellers na área da gestão e marketing. Seth Godin, o mais popular guru de marketing do mundo, deu os primeiros sinais de empreendedorismo aos 14 anos, quando começou a vender por 30 dólares uma publicação sobre biorritmos na universidade local. Aos 16 anos já tinha transformado a casa dos pais num clube de esqui. Trabalhou também em cadeias de fast-food, em venda de publicidade, tudo isso antes de se formar em Informática e Filosofia. Como o título indica, trata-se de uma abordagem muito interessante ao conceito de tribo, visto pelos olhos de um marketeer que em poucas páginas, e com pequenos textos, nos faz pensar que no mundo actual, cada vez mais, todos procuramos as nossas tribos e ao mesmo tempo todos podemos ser líderes de uma qualquer tribo.
Qualquer pessoa pode ser um líder, diz Seth Godin. Só que a maior parte das pessoas não consegue aperceber-se do potencial que tem por medo. Este livro mostra, através de uma série de case-studies, que todos nós podemos ser líderes, se acreditarmos, e que as tribos são os movimentos do futuro. E o que é uma tribo? É um grupo de pessoas ligadas umas às outras, por um líder e por uma ideia. Inovadores inteligentes conseguem criar produtos, serviços e passar mensagens que mantêm estas tribos a funcionar. E o autor dá o exemplo de casos de sucesso como a campanha de Barak Obama, o Facebook ou o Hi5.



Ideias e Conceitos chave a retirar do livro:

- A Internet trouxe a deslocalização das tribos e ao mesmo tempo aumentos exponencialmente o numero de tribos.
- Qualquer um pode ser um líder de uma tribo, ainda que isto desafie o status quo.
- Há milhares de tribos a nível mundial á espera de um lider.
- Para se tornar uma tribo, um grupo precisa de duas coisas, um interesse comum e uma forma de comunicar: Ex. Interesse por BTT e um fórum na internet.
- Liderar a partir de baixo.
- Como criar um movimento.
- O culto do herege.


A minha classificação para o livro: 3(0 - Não Ler; 1- Leitura opcional; 2- Vale a pena Ler; 3- Leitura recomendada; 4- Importante Ler; 5- Excelente-Ler já)

Sem comentários:

Enviar um comentário