segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Os meus livros: O Seu Primeiro Milhão


Resumo:

Este pequeno livro, foi o primeiro guia de finanças pessoais a ser publicado em Portugal, por um português (Pedro Queiroga Carrilho) e para portugueses.
O livro é a resposta prática para os crescentes problemas de falta de dinheiro que nos assombram. O leitor ficará a saber quanto é que realmente ganha por hora, os dias que tem de trabalhar para comprar o que quer, o dinheiro que poderá poupar e investir nos próximos anos e como fazê-lo.
A relação dos portugueses com o dinheiro nem sempre é pacífica, e o crescente endividamento das famílias lusas diz muito sobre a nossa dificuldade em geri-lo. Justamente por isso, a primeira parte de O Seu Primeiro Milhão analisa o modo como nos relacionamos com o nosso capital. O que vale o dinheiro para nós? Como podemos tirar melhor partido dele? Antes de começar a poupar, temos de saber quanto ganhamos realmente, quanto gastamos, e as horas de trabalho correspondentes.Feita essa análise, com o auxílio das ferramentas que o livro nos oferece, podemos passar à fase seguinte, a poupança, que o autor explora de forma clara e sucinta na segunda parte. Primeiro que tudo, devemos dar uma recompensa a nós próprios, reservando parte do nosso rendimento. A seguir temos de controlar as entradas e saídas de dinheiro e alinhar as despesas com os nossos ganhos.A partir desse exercício de disciplina financeira, estamos já prontos a entrar na terceira e última parte do livro, que nos ensinará a aplicar o dinheiro poupado em investimentos seguros. Acompanhados pelos conselhos e dicas práticas do autor, poderemos finalmente chegar ao objectivo último de todos: pôr o dinheiro a trabalhar para nós e assim conquistar a independência financeira.


Ideias e Conceitos chave a retirar do livro:
- Pagar a si próprio primeiro.- Conceito histórico de dinheiro- Dinheiro = Energia Vital
- Trabalhem para aprender, não para ganhar dinheiro.
- Procurem Negócios
- Não comprem uma casa que custe mais de três vezes o vosso salário bruto anual.
- Como calcular o verdadeiro salário é hora.
- Não importa quanto ganhamos mas sim quanto poupamos.
- Controlo dobre o nosso cash flow
- Dinheiro fácil e rápido é uma ideia romântica.
- As nossas despesas condicionam a independência financeira.

A minha classificação para o livro: 4
(0 - Não Ler; 1- Leitura opcional; 2- Vale a pena Ler; 3- Leitura recomendada; 4- Importante Ler; 5- Excelente-Ler já)

Sem comentários:

Enviar um comentário