terça-feira, 17 de julho de 2007

Algumas Buzzwords da actualidade…1

Muitos são os termos, expressões ou palavras que surgem hoje em dia nos mais diversos sectores da sociedade. Estas Buzzwords são a expressão de novos conceitos que surgem a um ritmo alucinante e que pelo interesse que despertam na comunidade onde nascem e se cultivam, através dos múltiplos, velozes e eficazes meios de comunicação, extrapolam essa mesma comunidade e tornam-se transversais á sociedade.

Apesar de por definição Buzzword ser um BUZZ em torno de um novo termo, ou seja um grande alarido, que tem como base o aparecimento de uma palavra ou expressão até então desconhecida, dado que estas surgem a uma grande velocidade e vindas dos mais diversos sectores da sociedade, nem sempre fica claro o seu significado, para quem está fora do seu meio de origem.

Por exemplo o caso do e-commerce parece-me ser o mais flagrante. Ainda nos lembramos do barulho que se fez em torno do comércio electrónico, a quantidade de pessoas que falavam dele como a descoberta do século XXI? No entanto ainda hoje uma grande parte das pessoas não sabe o que realmente significa e-commerce.

Por este motivo decidi ir publicando neste Blog algumas definições e explicações simples das Buzzwords que vão surgindo e que se inserem nas minhas áreas de interesse. Estes Posts apenas pretendem dar uma luz sobre as ditas Buzzwords deixando a informação mais detalhada para os livros e sites dos especialistas ficando o leitor com a responsabilidade de os procurar caso o tema lhe tenha despertado o interesse.

Buzzword - Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
– È um sistema de gestão que foi desenvolvido no inicio dos anos 90 por Robert Kaplan e David Norton, tendo em vista alinhar uma organização com a sua estratégia, apoiar a utilização dos seus recursos humanos e materiais, melhorar os seus resultados financeiros, processos de gestão, investimento e relacionamento com os clientes.
Um Balanced Scorecard é uma abordagem de gestão que permite descrever e comunicar as estratégias da organização, através da selecção de indicadores que permitirão o posterior acompanhamento e avaliação dessas estratégias.

Para avaliar o desempenho da organização, o sistema de Balanced Scorecard traduz a missão e estratégia da mesma num conjunto objectivos de indicadores que se apresentam em quatro perspectivas:

- Perspectiva Financeira
- Perspectiva do Cliente
- Perspectiva dos processos internos
- Perspectiva da aprendizagem e crescimento.

Através desta abordagem de perspectivas pretende-se medir e avaliar com indicadores mensuráveis, previamente estabelecidos, os valores intangíveis que representam a Visão, Missão e Estratégia da organização.

Num contexto operacional, actualmente a infra-estrutura tecnológica que permite a implementação de um sistema de Balanced Scorecard é a que genericamente se conhece como Business Intelligence.

Sem comentários:

Enviar um comentário