terça-feira, 17 de julho de 2007

Algumas Buzzwords da actualidade....2

Buzzword Business Intelligence
Business Intelligence – O conceito de Business Intelligence surge nos anos 80 pela mão da empresa americana de consultoria, Gartner Group e descreve a capacidade das organizações para aceder a dados e explorar os mesmos, tendo estes previamente sido convertidos em informação de qualidade (normalmente contidos em
Data Warehouse´s e/ou Data Mart´s) analisando-os e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que permite incrementar e tornar mais consubstanciada em informações, a tomada de decisão nessas organizações.

Aristotle Onassis dizia “ O segredo dos negócios é saber alguma coisa que ninguém mais sabe.” o Business Intelligence reforça a ideia dizendo “O segredo dos negócios é saber alguma coisa que ninguém mais sabe e que aproveitamos como vantagem competitiva.”

Porquê Business Intelligence nas organizações:

• Aumentar a Rentabilidade
Ex. O Bussiness Intelligence pode ajudar a avaliar o Life Time Value dos clientes e as expectativas de rentabilidade a curto prazo, este conhecimento pode ser utilizado para focalizar esforços em determinados clientes.

• Reduzir Custos
Ex. Optimizar rotas, cargas e afectação de viaturas para optimização de rotas de vendedores e de distribuição de produtos.

• Melhorar a Gestão da Relação com Clientes (CRM)
Ex. Conquistar novos clientes; Recuperação de clientes rentáveis; Controlo de atritos com clientes; incrementar a compra nos clientes activos; Cross Selling;

• Gerir e Reduzir Riscos
Ex. Prever o risco potencial de fraude dos contribuintes para concentrar os esforços de auditorias posteriores incrementando a eficiência dos recursos disponíveis.

O Business Intelligence não se relaciona apenas com ferramentas tecnológicas que suportam a resposta a estas questões. Uma prática de Business Intelligence deve ser o catalizador de mudança na forma como uma empresa pensa o negócio e como utiliza a informação. Apesar de ter uma forte componente tecnológica, este processo assenta sobre a contribuição e intervenção humana.

Em suma Business Intelligence é em conjunto de processos, tecnologias (Ex.Data Warehousing) e ferramentas necessários para transformar dados em informação, informação em conhecimento e conhecimento em planos que conduzam a actividades de negócio rentáveis.

Como exemplo da abrangência de uma abordagem de Business Intelligence ao negócio, deixo esta comparação entre a informação que o Reporting tradicional que as organizações têm lhe dá e a informação que podem obter através dum sistema de B.I.




Sem comentários:

Enviar um comentário